sábado, 20 de setembro de 2008


Dois meses antes da abertura da exposição “O Aikido em sua Essência”, eu liguei para o Editor chefe da revista Made in Japan e sugeri como pauta uma entrevista com Ono Sensei, apresentando-o como o mais antigo praticante dessa arte em atividade no Brasil e um dos principais formadores de aikidoistas. A matéria estaria ligada a homenagem que fizemos na forma de uma exposição de arte no Espaço Cultural do Banco Central. Ainda insisti, mandando fotos, biografias e matérias no jornal com as premiações que o Sensei recebeu nos últimos anos. Muito pensamento positivo e dias depois uma repórter liga no meu telefone querendo agendar um encontro com o Sensei. Fiquei feliz e preocupado ao mesmo tempo, nessa mesma semana o Sensei tinha entrado na UTI e estava sob observação. Tudo tinha começado com uma pneumonia mal curada e na recaída, por causa da baixa imunidade apareceram herpes e sintomas de problemas no coração. Eu estava preocupado com o Sensei e ao mesmo tempo queria muito uma matéria que mostrasse todo o trabalho que vinhamos desenvolvendo dentro do Aikido. Lembro que no dia que recebi o telefonema corri até o hospital pra me encontrar com a esposa e a filha do sensei. A situação estava complicada e o sensei estava sendo transferido de hospital. Conversei muito com a repórter, disse que queríamos muito essa matéria e conseguimos adiar a entrevista. Eles queriam tirar fotos do sensei dentro do Dojo demonstrando as técnicas comigo, pra juntar tudo de uma vez. Bom, foi uma novela brasileira e como sempre no final tudo deu certo. No dia marcado a entrevista foi realizada e ainda tivemos um bônus, Kawai sensei apareceu de surpresa para uma visita casual, fato que enriqueceu ainda mais a matéria e envolveu a todos. O formato já estava definido, com o texto retirado da entrevista e com as minhas fotos, as mesmas da exposição. Mas então a revista aproveitou a ocasião para convidar algumas academias para anunciar na parte de publicidade. Nos só ficamos sabendo disso quando algumas academias ligaram perguntando a respeito da veracidade da coisa toda. Os preços eram exorbitantes, acho que o menor formato ficava em torno de RS 500,00 indo até RS 2000,00 a pagina inteira. Fui conversar com o sensei em seu apartamento e a solução surgiu de uma sugestão do Daniel, seu filho. Iríamos colocar todas as academias e dividir o custo de duas paginas entre as 90 academias associadas a União Sul Americana de Aikido. Fui pra casa e pensei numa diagramação que viabilizasse o projeto, mas isso seria totalmente diferente do padrão estabelecido pela revista. Eu não poderia simplesmente sugerir um novo formato que abrigasse a todas as academias e pedir que eles desenvolvessem essa idéia, então fiz eu mesmo a diagramação e entreguei o formato pronto como seria publicado. Entreguei o projeto e disse que caso fosse aceito o dinheiro já estava disponível. Nessas horas ter o dinheiro em mãos pesa muito na balança. Dito e feito, eles aceitaram o novo formato e ficamos controlando a ansiedade de ver a revista ser publicada nas bancas. No dia 14 de setembro de 2008, numa aula de domingo a própria repórter que escreveu a materia foi até o Dojo entregar um exemplar da revista em mãos para Ono Sensei.